SUBIR








Departamento Pessoal com eSocial

Você está em: Home » Cursos » Cursos Lançamentos

O Departamento Pessoal é responsável pela área burocrática – relativo a legislação Trabalhista e Previdenciária.

É o setor que elabora a folha de pagamento, efetua o registro das carteiras dos funcionários, calcula as guias do INSS e FGTS para pagamento, além de cuidar da parte demissional.

O departamento pessoal é o segmento integrante da estrutura organizacional de praticamente qualquer empresa de grande porte, responsável por realizar tarefas e atividades específicas.

Esse setor tende a cuidar dos assuntos referentes aos colaboradores – desde a sua contratação –, pagamento de salários, férias, licença médica, transportes, 13° salário, desligamento, organização de horários, dentre outros. Cuidam exclusivamente de números e papeis.

Admissão – Este setor é responsável por procurar pelo profissional adequado no mercado de trabalho, recrutar e selecionar o mesmo, além de cuidar de todo o processo relacionado à integração do indivíduo.

Deve também adequá-lo no seu cargo e respectivas funções, precisando também efetuar o registro de acordo com as conformidades da legislação do trabalho.

Compensação – O setor de compensação de pessoal é incumbido de lidar com os procedimentos burocráticos dos funcionários.

É dado início – desde o momento da integração – ao controle do fluxo de frequência, para o pagamento de salários e benefícios do mesmo, além de pagamento de taxas, contribuições e impostos.

Este setor, em momentos de estabilidade da organização, costuma ser o mais movimentado, pois gera (mensalmente) uma série de indicadores – todos os cálculos dessa área são importantes para evitar prejuízos para a empresa ou descontos indevidos para os funcionários.

Demissão/Desligamento – É responsável por cuidar de todos os processos de desligamentos, rescisão do contrato de trabalho dos funcionários.

O setor deve obter do funcionário a ser desligado todos os motivos que o motivaram ao desligamento – como forma de controle de processos internos. É encarregado também por todos os direitos trabalhistas, junto aos sindicatos e das leis previstas na CLT. 

 

Ao escolher o curso, você deve seguir os passos para efetuar sua matrícula, escolher a forma de pagamento e aguardar seu boleto por e-mail. Ao enviar os documentos obrigatórios e realizar o pagamento, seu acesso será liberado.

Realize seu cadastro;

Efetive o pagamento da taxa de inscrição;

Envie os seguintes documentos:(Documentos devem ser LEGÍVEIS e AUTENTICADOS)

01Cópia do RG;
01 Cópia 01 Foto ¾;

01 do CPF;
01 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
01 Cópia do Histórico Escolar Ensino Médio;
01 Cópia do Certificado (ou Diploma) do ensino Médio frente e verso devidamente assinado pelo aluno;
* Declaração do Ensino Médio, apenas quando se tratar do aluno em Fase de Conclusão (3º ano);
01 Cópia do Comprovante de Residência Atual;
01 Contrato de Prestação de Serviço (Assinado e Rubricado todas as páginas pelo Contratante e Testemunha). (Link)

Obs.: Para efetivar a matrícula, os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede da UNEC.